quarta-feira, 14 de março de 2018




SEMANA DA LEITURA 

Na nossa escola, a Semana da Leitura, este ano subordinada ao mote Liberta o leitor que há em ti, pretendeu homenagear as mulheres com várias atividades. 

Ao longo da semana , foram dinamizadas Leituras Surpresa, em sala de aula, de poemas  e textos alusivos à condição feminina. Foram lidos e comentados poemas de António Gedeão, Cesário Verde, Florbela Espanca, Maria Velho da Costa, Lídia Falcon,  Sophia Andresen, Natalia Correia, Ana Luísa Amaral,entre outros. Também ao longo da semana, os alunos realizaram trabalhos sobre as  mulheres feministas portuguesas que viveram durante os primeiros vinte anos da República e que criaram as primeiras  organizações  partidárias  feministas e femininas.  
No dia 8, foi realizada uma exposição temática alusiva à condição feminina no Douro Litoral em meados do século passado, com base na incontornável obra de Maria Lamas, Mulheres do meu país. 
Finalmente, no dia 9, foi realizado um encontro com alunas de 8º e 9º anos, durante o qual foram lidos e discutidos extratos  do livro Sapiens, de Yuval Noah Harari, nos quais se questiona a origem da distinção ancestral entre homens e mulheres. 

Embora o tema seja sedutor pelo estímulo à expansão dos direitos e preocupações com justiça social, assim como pelo apelo às traumáticas repercussões de uma cultura que insiste em acreditar que a anatomia providencia a dicotomia sexual  que os estudos atuais demonstram que mais não são do que construções culturais,  a professora bibliotecária lamenta o desinteresse e fraca adesão da comunidade escolar às iniciativas propostas.

                                                                                                                     Fernanda Silva



Sem comentários:

Enviar um comentário

Faça o seu comentário