segunda-feira, 24 de outubro de 2016


Para celebrar o  Dia da Biblioteca Escolar , nesta  quarta segunda feira do mês de outubro, recordamos aos Encarregados de Educação  que: 


Estimular a criança para a leitura é desenvolver-lhe um hábito  fundamental no seu percurso escolar que lhes promoverá  sucesso na vida.

Desde muito cedo,  o contacto com o livro e a sua manipulação são de extrema importância para a sua formação e desenvolvimento. Quando o livro desperta a curiosidade e a  atenção da criança, ela procura-o para o folhear,vê as suas imagens e conta as histórias de acordo com a sua imaginação.
Com o livro, a criança aprende a descrever e nomear, enriquece o seu vocabulário e a construção frásica, bem como a sua imaginação. Fala das suas experiências, das suas emoções e sentimentos.

Segundo Maria Vidigal, o ato de ler para o seu filho reforça os vínculos com os pais,  e as pesquisas mostram que as crianças que ouvem os pais ler histórias têm um vocabulário mais rico, criam relações de maior empatia com os seus pares, e podem ter uma maior motivação escolar.

Assim, enumeramos alguns conselhos para “Como ler com os seus filhos”:

1. Leitura

  • Mostre a capa, fale das ilustrações e do autor do livro;
  • Enquanto lê mostre com o dedo a frase;
  • Deixe a criança virar a página se ela quiser;
  • Vá conversando com a criança acerca do que lê e sobre as imagens;
  • Se a criança pedir, volte a ler a história uma ou mais vezes;
  • Torne a história viva, faça uma voz diferente para cada personagem e use gestos e expressões à medida que vai contando a história.


2. Duração

  • Se o livro for grande não o leia todo no mesmo dia;
  • Não a obrigue a continuar se ela der sinais de cansaço ou desinteresse.


3. Local

  • Sentem-se juntos, para que a criança possa observar as imagens e ver as palavras que for lendo;
  • Procure um sítio confortável e sossegado, para evitar distrações.


4. Momento

  • Em momentos de pausa ou de convívio;
  • À noite antes de adormecerem.


5. Escolha do livro
  • Deixe a criança escolher o livro;
  • Se o livro for grande, não o leia todo no mesmo dia;
  • Se o livro que escolheu não for interessante, proponha a escolha de outro.


6. Final

  • Quando acabar a leitura, converse sobre a história, sobre as personagens de que mais gostou, sobre o que considerou mais interessante;
  • Ajude-a a fazer a avaliação da história no quadro de registo;
  • Incentive-a a fazer um desenho sobre a história;
  • Deixe-a fazer as suas próprias anotações (palavras novas aprendidas, registos escritos, …).(In PNL).







Sem comentários:

Enviar um comentário

Faça o seu comentário